592. Se comparamos o homem e os animais em relação à inteligência, parece difícil estabelecer a linha de demarcação, porque certos animais têm, nesse terreno, notória superioridade sobre certos homens. Essa linha de demarcação pode ser estabelecida de maneira precisa?
593. Podemos dizer que os animais só agem por instinto?
594. Os animais têm linguagem?
594 – a) Há animais que não possuem voz; esses não parecem destituídos de linguagem?
595. Os animais têm livre-arbítrio?
596. De onde vem a aptidão de certos animais para imitar a linguagem do homem, e por que essa aptidão se encontra mais entre as aves do que entre os símios, por exemplo, cuja conformação tem mais analogia com a humana?
597. Pois se os animais têm uma inteligência que lhes dá uma certa liberdade de ação, há neles um princípio independente da matéria?
597 – a) Esse princípio é uma alma semelhante à do homem?
598. A alma dos animais conserva após a morte sua individualidade e a consciência de si mesma?
599. A alma dos animais pode escolher a espécie em que prefira encarnar-se?
600. A alma do animal, sobrevivendo ao corpo, fica num estado errante como a do homem após a morte?
601. Os animais seguem uma lei progressiva como os homens?
602. Os animais progridem, como o homem, por sua própria vontade, ou pela força das coisas?
603. Nos mundos superiores, os animais conhecem a Deus?
604. Os animais, mesmo aperfeiçoados nos mundos superiores, sendo sempre interiores aos homens, disso resultaria que Deus tivesse criado seres intelectuais perpetuamente votados à inferioridade, o que parece em desacordo com a unidade de vistas e de progresso que se assinalam em todas as suas obras?
604 – a) A inteligência é, assim, uma propriedade comum, um ponto de encontro entre a alma dos animais e a do homem?
605. Se considerarmos todos os pontos de contato existentes entre o homem e os animais, não poderíamos pensar que o homem possui duas almas: a alma animal e a alma espírita e que, se ele não tivesse esta última, poderia viver só como os animais? Dizendo de outra maneira: o animal é um ser semelhante ao homem, menos a alma espírita? Disso resultaria que os bons e os maus instintos do homem seriam o efeito da predominância de uma ou outra dessas duas almas?
605 – a) Assim, alem das suas próprias imperfeições, de que o Espírito deve despojar-se, deve ele lutar contra a influência da matéria?
606. De onde tiram os animais o princípio inteligente que constitui a espécie particular de alma de que são dotados?
606 – a) A inteligência do homem e a dos animais emanam, portanto, de um princípio único?
607. Ficou dito que a alma do homem, em sua origem, assemelha-se ao estado de infância da vida corpórea, que a sua inteligência apenas desponta e que ela ensaia para a vida. (Ver item 190.) Onde cumpre o Espírito essa primeira fase?
607. A) Parece, assim, que a alma teria sido o princípio inteligente dos seres inferiores da criação?
607 – b) Esse período de humanidade começa sobre a nossa Terra?
608.0 Espírito do homem, após a morte, tem consciência das existências que precederam, para ele, o período de humanidade?
609. O Espírito, tendo entrado no período da humanidade, conserva os traços do que havia sido precedentemente, ou seja, do estado em que se encontrava no período que se poderia chamar anti-humano?
610. Os Espíritos que disseram que o homem é um ser à parte na ordem da criação enganaram-se, então?